Jeitinho QG

Postado 11/04/2017 em Dia a dia Compartilhar   

Semana santa é marcada pelo preparo de pratos com peixe.

Seguindo uma tradição que vem de séculos, a semana santa é marcada pelo preparo de pratos com peixe. O período da páscoa é sinônimo de bacalhau na casa de milhares de brasileiros.

E hoje vamos ensinar algumas receitas de bacalhau para que você aproveite na sua casa.

Bacalhau de Forno

Ingredientes

1 quilo de bacalhau
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
3 batatas grandes
2 cebolas grandes
1 pimentão vermelho
Azeitonas pretas
Sal e pimenta a gosto
200 gramas de tomates cereja

Modo de fazer:

Primeiro unte uma forma com azeite, em meio a isso não se esqueça de pré-aquecer o forno. Retire também a pele do bacalhau, cortando-o em postas, descasque as batatas e as cebolas e retire as sementes dos pimentões. Tempere todos os ingredientes com pimenta do reino e sal. Em seguida forre uma forma com batatas acrescentando os pimentões, cebolas, e o bacalhau. Regue com azeite e por fim cubra com papel alumínio.

Agora é só levar o seu bacalhau ao forno alto por 30 minutos, após esse período acrescente tomates e também azeitonas, e retorne ao forno sem o papel alumínio por 10 minutos. Depois é só retirar, servir e aproveitar!!!

bacalhoada-tradicional-1

 

Bacalhau a Portuguesa

250g de bacalhau

1 cebola média

2 tomates

2 batatas cozidas

2 ovos cozidos

1 couve flor cozida

Azeitonas pretas

Azeite
Modo de fazer

 

  1. Deixar o bacalhau de molho de um dia para o outro para perder o sal, trocando a água de vez em quando. Escorra a água e leve o bacalhau ao fogo em água limpa para dar uma fervura, retirar em seguida a pele e as espinhas.
  2. Doure a cebola no azeite, junte o tomate e por último o bacalhau. Mecha sempre, e vá acrescentando água fervente até ficar bem refogado, porém não seco.
  3. Colocar numa travessa os pedaços de bacalhau, por cima a couve cozida e partida, as batatas, os ovos cortados em rodelas e as azeitonas. Regue com azeite de oliva e um pouco de suco de limão. Sirva quente.

 

Agora é só reunir a família e aproveitar! 😋

 

Comentários