Jeitinho QG

Postado 02/12/2015 em Cozinha, Receitas Compartilhar   

Purê de Batatas, o melhor

O Purê de Batatas é aquele tipo de comida que não tem quem não goste, mas tem gente que ama DEMAIS e é fá de carteirinha. Essas pessoas que fazem parte do fã-clube sabem que o negócio não é bagunçado e purê que é purê precisa ser feito de um certo jeito, para que ele fique gostoso, leve e lisinho. E hoje a gente te dá a receita para você fazer em casa e aproveitar essa delícia não só no QG mas também no conforto do lar. *-*

purebatataqg

Por ser uma receita mais neutra, vai bem com quase tudo: carnes, peixe, camarões… O purê é tão eclético que é ótima companhia para carnes ensopadas e para um filé à milanesa.

Algumas dicas:

– Quanto menos cortar as batatas antes de cozinhar, melhor. Alguns cozinheiros chegam a cozinhar os tubérculos inteiros e com a casca.

– Vale incluir temperinhos na hora de cozinhar as batatas. Alho e louro casam bem. Uma pitada de noz moscada também. Só não exagere, pois o sabor das batatas não pode ficar em segundo plano.

– É importante espremer as batatas o mais quente possível, assim que retirar da panela.

– O espremedor de batatas não garante um creme aveludado e sem pedacinhos. No restaurante, os chefs usam um equipamento específico chamado passe-vite. Em casa, a melhor (mas mais trabalhosa) alternativa seria passar na peneira.

– Para finalizar, use um pouco de creme de leite fresco e manteiga.

– Misture delicadamente com um fouet na hora de incorporar os ingredientes às batatas. Isso garante a cremosidade.

Agora, com vocês, ela: a receita.

  • Ingredientes
    1,2kg de batata
    2 litros de leite integral
    1 folha de louro
    1 ramo de tomilho
    1 dente de alho
    Sal a gosto
    Creme de leite fresco
    500g de manteiga
  • Modo de preparo
    Descasque as batatas. Corte-as ao meio e coloque numa panela juntamente com o leite, o louro, o tomilho, o alho e o sal. Complete com um pouco de água para cobri-las inteiramente e cozinhe durante aproximadamente 1 hora. Escorra e descarte o tomilho e o louro. Passe por uma peneira e, em seguida, com um fouet, incorpore o creme de leite e a manteiga na quantidade necessária. Verifique o tempero e sirva imediatamente.
  • Dica

Se o purê estiver com textura elástica, incorpore um pouco de água quente e bata com fouet para adquirir a consistência correta.

Essa receita rende 4 porções e é simplesmente deliciosa. Teste JÁ!

Comentários