Jeitinho QG

Postado 18/11/2015 em Receitas Compartilhar   

Como fazer picanha do jeito certo

O grelhado queridinho do QG é claro que é a Picanha Maturada. Ninguém nega uma picanha deliciosa e suculenta, seja em qualquer refeição. O bicho pega quando a gente não tem experiência no preparo de carnes, tenta fazer em casa e perde a mão. Mas não se desespere! Estamos aqui para salvar seu churrasco!

18-11-BLOG

A primeira coisa que você deve saber é como cortar a picanha. Pegue sua peça (ela deve ter de 500g a 700g) e coloque-a na tábua com a gordura para cima, isso vai facilitar o corte. Segure a picanha com uma mão e, com a outra, corte pedaços com cerca de dois dedos de espessura. E atenção: não tire a gordura! Mesmo que você não goste dela na hora de comer (a gente não vai te julgar), a gordura ajuda a deixar a picanha ainda mais macia.

Independente se você vai usar a grelha ou um espeto para assar, você precisa “selar” a carne antes de levar pra churrasqueira. Para quem não sabe, “selar” serve para manter o suco interno dentro da carne.  Assim ela não resseca.

Esquente uma frigideira de fundo grosso em fogo alto por cerca de 5 minutos. Enquanto isso, salgue a carne. Só adicione óleo na frigideira quando ela estiver bem quente. Quando começar a levantar uma fumacinha, coloque a carne. Espere 15 segundos e vire com uma pinça para selar o outro lado. Quanto mais rápido a carne é caramelizada, ou seja, selada, menos suculência ela perde. O ideal é ter um filé de cor meio amarronzada. Uma última dica: antes de servir, aguarde uns 5 minutinhos. A carne fica ainda mais suculenta.

Pronto! Agora é só escolher como você vai fazer a sua carne e se jogar.

Comentários