Jeitinho QG

Postado 22/10/2013 em Dicas Compartilhar   

Outubro Rosa

O câncer de mama é o segundo de maior incidência no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, ele corresponde a 22% dos novos casos que surgem, levando mais de 12 mil pessoas ao óbito.

A boa notícia é que, se diagnosticado e tratado com a devida antecedência, as chances de cura são grandes. Atentar as pessoas pra essa realidade e estimulá-las a realizar exames rotineiramente é o grande objetivo do movimento Outubro Rosa, que já coloriu cidades de todos os cantos do mundo.

São milhares de adeptos por toda parte, e o QG Jeitinho Caseiro, que sempre apoia grandes causas, também está nessa. Nossa equipe selecionou algumas dicas de alimentação e hábitos que ajudam a diminuir os riscos da doença e ainda deixam o corpo enxutinho, na mais boa forma:

PLANTE, COLHA E COMA
Fartar-se de verduras, legumes e frutas é indicação presente em dietas e no processo de reeducação alimentar. Para prevenir-se do câncer de mama, a recomendação não é diferente. Consumir ao menos cinco porções variadas de frutas e hortaliças ajuda a manter o organismo equilibrado.

QUANTO MAIS NATURAL MELHOR
Evite a ingestão de produtos industrializados e ricos em produtos químicos (conservantes, corantes, aromatizantes, etc), enlatados e em conserva, pois representam um risco à saúde, causando alergias, doenças cardiovasculares e até câncer quando consumidos em excesso.

ESQUEÇA UM POUCO O FOGÃO
Procure ingerir as hortaliças cruas, e, para as que necessitarem de cozimento, opte pela cocção a vapor e evite ficar muito tempo sob a ação do calor e/ou em ebulição na água.

NADA SUBSTITUI A COMIDA
Cápsulas com suplementos não são recomendáveis. Segundo especialistas, há um benefício maior ao consumir o alimento natural, fresco, rico em substâncias protetoras, que são melhor absorvidas que um comprimido com o agente isolado.

MODO DE PREPARO
Use óleos vegetais em pequenas quantidades e temperos naturais, como cebola, alho, salsinha e cebolinha para preparar o alimento. Para temperar as saladas, bastam azeite de oliva extra virgem, ervas aromáticas (orégano, manjericão, alecrim, hortelã, etc) e uma pitada de sal. Evite os molhos prontos e/ou à base de creme de leite ou maionese.

PRATO FELIZ
Nem sempre é possível fazer uma comidinha com ingredientes selecionados. Mas, sempre que possível, componha um prato bem colorido. A variedade de cores garante riqueza de vitaminas e minerais na refeição.

REFINADO? SÓ SEU GOSTO!
Dê preferência aos produtos integrais no lugar dos refinados. Eles contêm maior teor de vitaminas e sais minerais que, no processo de refinamento, acabam se perdendo.

REPENSE O CHURRASCO
Dê preferência aos peixes e aves, e, quando consumir carne vermelha, opte pelos cortes que têm menos gorduras.

RESISTA I
Carne com gordurinha, bacon, linguiça, salsicha, frios, leite integral, manteiga, queijo amarelo, maionese, creme de leite, pele de frango, salgadinhos, fast food. Tudo muito atrativo, mas nada saudável. Evite alimentos gordurosos – ricos em gordura saturada -, embutidos e defumados.

RESISTA II
Evite doces em geral, refrigerantes e bebidas alcoólicas. O álcool aumenta a produção de estrogênio e seu consumo está relacionado ao aumento do risco de desenvolver o câncer de mama.

INSISTA
Tempo, trabalho, preguiça e cansaço são as desculpas mais comuns entre os sedentários. Supere as dificuldades e priorize seu corpo, praticando atividade física regularmente. É importante também manter o peso adequado. O excesso de gordura estimula a produção de certos hormônios e desencadeia processos inflamatórios.

SEJA FELIZ
Sorrir é uma terapia. Dê um jeitinho de se divertir SEMPRE!

Então, não fique pra trás. Você mulher, cuide-se. Faça parte da luta contra o câncer de mama. Faça o auto-exame e consulte um médico regularmente. #DicaJeitinhoQG

Comentários