Jeitinho QG

Postado 21/02/2014 em Data comemorativa, Dia a dia Compartilhar   

Olha o carnaval aí geeeeente!

E aí? “Are You Ready?” Você está pronto(a)?

Carnaval vem chegando e muitos provavelmente já estão de malas prontas. Mas sempre tem aqueles que deixam tudo para última hora, ou que estão de bobeira esperando um convite para cair na folia.

A maior festa popular do país, o carnaval brasileiro é conhecido nos quatro cantos do mundo. São muitos os destinos aonde ir no carnaval e existem opções para quem quer foliar e aproveitar esse carnaval que começa em fevereiro e ~só acaba em março~.

Claro que é impossível falarmos de carnaval sem citarmos as 3 meninas dos olhos da folia brasileira.

Começando por Salvador-BA, onde trios elétricos com os maiores artistas da música baiana vão e vêm em um rodízio frenético pelos três principais circuitos da cidade – Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Seja com abadá, como “pipoca” ou nos camarotes, é tudo imperdível. A festa, a alegria e o axé garantem a diversão daqueles que decidem ir à Bahia, e não tomam conta apenas da capital, se estende à Porto Seguro e Arraila D’Ajuda também. Enfim, são muitos os lugares aonde ir no carnaval para aproveitar o feriado como só se aproveita por lá.

Nem só de Sapucaí é feito o Carnaval do Rio de Janeiro. A Cidade do Samba torna o Rio de Janeiro um lugar melhor ainda para aonde ir no carnaval. Toda a cidade entra no clima da festa nessa época, e as ruas são tomadas por blocos e bandas desfilando sua animação pela zona sul e pelo centro – que atraem centenas de milhares de pessoas. Os blocos de rua e desfiles das escolas de samba agradam aqueles que querem assistir e fazer parte do maior carnaval do planeta.

Os bonecos gigantes, o frevo e o tradicionalismo do carnaval de Olinda e Recife atraem milhares de visitantes que buscam um destino aonde ir no carnaval com muita dança e alegria. Para Recife, quantidade é qualidade – pelo menos no que diz respeito ao Galo da Madrugada, o maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo (devidamente registrado no Guinness Book). Todos os anos, são mais de 1,5 milhão de foliões pulando ao som de muito frevo atrás do galináceo imponente, no alto de seus 27 metros e pesando mais de 2 toneladas. E quem prefere trio elétrico, pode se esbaldar com mais de 20 a sua escolha, além de palanques com cantor grupos musicais.

MAS O CARNAVAL BRASILEIRO NÃO SE RESUME SOMENTE A BAHIA, RIO DE JANEIRO E PERNAMBUCO NÃO! HÁ MUITO MAIS CARNAVAL ALÉM DESSAS 3 CIDADES, MUITO MAIS CULTURA, FOLIA E DIVERSÃO A SER EXPLORADA. E ALGUMAS DELAS SÃO:

Fortaleza – CE: Já é de praxe, o nordeste sempre oferecer os melhores carnavais do país. E como acontece em quase toda a região, o Carnaval em Fortaleza não fica restrito a cinco dias. A festa começa semanas antes, ainda em janeiro muitas vezes, ao som dos mais variados ritmos – de bandas locais a músicos populares, rap e, claro, samba. Assim como não se ouve uma coisa só, a folia também não fica concentrada em um único lugar. A cidade tem seis polos carnavalescos pulsantes, entre eles a Praia de Iracema e a Avenida Domingos Olímpio, por onde desfilam agremiações como o Maracatu.

MANAUS – AM: Na terra do Boi-Bumbá, o Carnaval não poderia ser uma festa longe de suas raízes culturais. Por isso, Manaus decidiu misturar a batida carnavalesca com as toadas de Parintins para criar o Carnaboi. Na região norte do país, não tem para mais ninguém. E até os arqui-inimigos Garantido e Caprichoso deixam a rivalidade de lado para aproveitar juntos. A folia é no sambódromo, mas ao som de trios elétricos que são seguidos por uma multidão – já chegou a reunir mais de 200.000 pessoas.

DIAMANTINA – MG: Aqui do nosso lado, estado vizinho.  Quem decide pular o Carnaval em Diamantina precisa de preparo físico: são 24 horas de folia durante os cinco dias de festa entre as ruas estreitas e os casarões antigos da cidade. De dia, a animação fica por conta dos blocos caricatos, e à noite quem comanda são as duas famosas batucadas: a Bartucada e a Bat Caverna, na Praça do Mercado Velho, que chega a reunir mais de 15.000 pessoas por dia.

OURO PRETO – MG: Mais uma ótima cidade para os foliões! (Mais um ponto para Minas Gerais) O público universitário – que anda tão aclamado hoje em dia – tem lugar cativo na festa de rua de Ouro Preto. Os blocos das repúblicas de estudantes dançam no embalo do axé por essa cidade histórica. E os mineiros também herdaram do Carnaval baiano o uso de abadás para a folia, que se esgotam muito rápido. Bandas locais também têm vez, em alguns pontos mais descentralizados, onde o agito é bem menor, e o preço, mais barato.

E você vai para algum desses destinos? E se ainda não se decidiu, aproveite e reúna a galera e #partiucarnaval. E ano que vem se programa mais cedo, planeje com os amigos para que possam aproveitar promoções nas passagens e melhores opções de hospedagens. Afinal quem se antecede paga menos, sempre.

Você folião se divirta nesse carnaval e lembre-se: Cuidado com os exageros e se beber não dirija. Curta com responsabilidade.

E quando voltar, conte para gente por onde andou e como foi a festança!

FORÇA NA PERUCA QUE O CARNAVAL VEM AÍ GEEEEEENTE!

 

Fonte e imagens: Veja Abril

Comentários