Jeitinho QG

Postado 17/04/2013 em Dicas Compartilhar   

Frutas exóticas que turbinam a saúde

Que tal, novas dicas e novas sugestões de frutas exóticas e riquíssimas pra nossa alimentação?

Os especialistas do QG selecionaram algumas frutas, desconhecidas pra muitos, porém deliciosas pra maioria dos paladares. Vale a pena experimentar!

 

 

Começando pelo Camu-Camu. Nunca ouviu falar? São como bolinhas de gude vermelho-escuras cobertas por uma casca opaca, de camada fina, que parece penugem. É da mesma família da goiaba e da jabuticaba. Veio da Amazônia, mas já é cultivada no Peru e no Japão. Ácida e amarga é geralmente utilizada em aperitivos ou receitas para o café da tarde. Com um teor de vitamina C de dar inveja a outras frutas – geralmente o dobro da acerola e seis vezes mais do que a laranja -, é um verdadeiro canhão de benefícios. “Não existe outra fruta, conhecida até o momento no mundo, com maior teor de vitamina C do que o camu-camu” confirma a engenheira de alimentos Rosalinda Arévalo Pinedo, que realizou seu doutorado sobre a fruta na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.

Cherimoia é o famoso Tutti Fruti. Deliciosa ao natural, em sorvetes, sucos e compotas, é, acima de tudo, uma excelente fonte de vitaminas e sais minerais. A grande quantidade de fibras contribui para a redução das taxas de colesterol no sangue e o controle da glicemina nas pessoas diabéticas. Rica em potássio e com baixa quantidade de sódio, é recomendada também aos que padecem de hipertensão arterial. E os benefícios vão da saúde à estética. É que a semente da Cherimoia pode ser usada na hidratação dos cabelos, sendo ideal para a redução do volume.

Outra fruta bastante curiosa é a Pitaia. Por ser escamosa, é chamada em vários países de Fruta-Dragão. Mas como se trata de uma planta que florece somente pela noite, é conhecida também por Flor-Da-Lua e Dama da Noite. Em geral é rica em fibras e minerais, principalmente fósforo e cálcio, e possui quantidades significativas de antioxidantes, que previnem contra os radicais livres.

Em comum, os benefícios à saúde. De diferente, o sabor, os formatos, as origens, as lendas, as histórias e tudo de mais exótico que essas frutas podem oferecer ao seu cardápio.

#QGrecomenda

Comentários