Jeitinho QG

Postado 07/03/2015 em Cidades, Dicas, Turismo, Viagem Compartilhar   

Filmes que inspiram viagens

Quem gosta de filmes? E de viajar? Todo mundo né?

Se a arte imita a vida ou se é o contrário, ninguém ainda conseguiu explicar. Mas o que a gente tem certeza é que certos filmes servem de inspiração para muitos viajantes (seja os de mochila nas costas ou os de mala com rodinhas). Desertos isolados dos Estados Unidos, rincões selvagens da África, paisagens geladas da América do Sul e até o sertão brasileiro. Cada um desses cenários já foi, ao menos uma vez, protagonista de histórias contadas na tela grande e pode ser o seu próximo destino de férias.

E não importa se as próximas férias estão longe ou se aparantemente (veja bem, eu disse “aparantemente”) é impossível ir a algum desses lugares. Porque na verdade não é. E já falamos sobre isso em outros posts, como esse aqui.

Mas de qualquer forma, cinema também é uma viajem. #partiu?

10 – “Babel”

O roteiro: As histórias particulares de quatro famílias de diferentes pontos do planeta são interligadas após um acidente com um casal em férias no Marrocos.

Geografia: Tóquio, Ouarzazate (no sul do Marrocos), e a Baixa Califórnia, no México, serviram de cenário para esse drama road movie falado em cinco línguas: inglês, árabe, espanhol, japonês e libras

9 – “127 horas”

O roteiro: Durante canionismo em Utah, o alpinista Aron Ralston fica preso em uma rocha e recorre a medidas desesperadas para sobreviver.

Geografia: Salt Lake City, capital do estado estadunidense Utah, e a impressionante paisagem alaranjada da região de Moab são alguns dos locais que aparecem no filme como o Bluejohn Canyon que fica no Parque Nacional Canyonlands, onde o protagonista teve o acidente

8 – “Central do Brasil”

O roteiro: A escrevinhadora de cartas Dora conhece o garoto Josué e ambos protagonizam uma viagem pelo interior do Brasil em busca do pai do órfão.

Geografia: Rio de Janeiro e sua icônica Estação Central do Brasil, as pernambucanas Arcoverde e Sertânia, e Milagres, na Bahia, são alguns dos cenários brasileiros que aparecem na obra.

7 – “Diários de Motocicleta”

O roteiro: Ernesto Guevara e seu amigo Alberto Granado realizam uma expedição de moto, em 1952, pela América do Sul, onde os dois jovens conhecem as injustiças sociais a partir das histórias de personagens que cruzam seu caminhos.

Geografia: Sem dúvida esta é a protagonista destse filme que tem como cenário Bariloche, o Lago Frías (próximo à fronteira Argentina-Chile), Temuco e o Deserto do Atacama (ambos no Chile), Cusco (Peru) e Iquitos (Amazônia peruana)

6 – “E sua mãe também”

O roteiro: Sexo, amor e amizade são os temas recorrentes nesta viagem pelo interior do México protagonizada por dois amigos adolescentes e uma espanhola mais velha.

Geografia: Cidade do México e as praias de Huatulco e Puerto Escondido, em Oaxaca, são algumas das locações das filmagens.

5 – “Família Rodante”

O roteiro: Uma família viaja em um trailer de Buenos Aires até a fronteira com o Brasil por conta de um convite de casamento de uma parente distante da avó.

Geografia: Buenos Aires e Yapeyú, na província de Corrientes.

4 – “Na natureza selvagem”

O roteiro: Após sua formatura na universidade, o jovem Christopher McCandless (autointitulado Alexander Supertramp) abandona tudo e viaja de carona para o Alasca para viver no deserto.

Geografia: O estado do Alasca, nos Estados Unidos, foi cenário das principais cenasdo filme como Healy, Cantwell e a setentrional Anchorage.

3 – “Priscilla”

O roteiro: Duas drag queens e uma transexual viajam a bordo de um motorhome de Sydney até a distante Alice Springs, no deserto australiano, para realizar apresentações de seu espetáculo.

A geografia: Sydney e regiões do norte da Austrália como Alice Springs e o Parque Nacional Watarrka são alguns dos destinos que serviram de locação.

2 – “Thelma & Louise”

O roteiro: Após atirarem em um homem durante uma viagem de mudança de rotina, a garçonete Louise e sua amiga dona de casa Thelma fogem para o México em uma viagem que termina antecipada no Grand Canyon, no Arizona.

A geografia: Os estados da Califórnia e Colorado, assim como os impressionantes parques nacionais Canyonlands e Arches National Park (ambos em Utah), são os protagonistas nesse premiado road movie.

1 – “O céu que nos protege”

O roteiro: Um casal americano viaja sem rumo pela África em busca de novas experiências que poderiam dar sentido ao seu relacionamento. Mas aquela travessia por regiões distantes leva Port e Kitt a viverem situações não esperadas.

A geografia: Nigéria, Argélia e cidades do Marrocos como a fortificada Ait Benhaddou, Ouarzazate (no sul) e Tânger (no norte) são os principais destinos que emprestaram sua geografia para esse clássico do diretor italiano Bernardo Bertolucci.

Curtiu? Agora é só arrumar as malas e/ou a pipoca. hahahah

Fonte e fotos: Catraca Livre/Viagem em Pauta

Comentários