Jeitinho QG

Postado 11/11/2015 em Cozinha, Dia a dia, Dicas, Receitas Compartilhar   

Feijão é coisa nossa

A casa brasileira tem um aroma especial todos os dias: o do feijão sendo preparado. Esse cheiro delicioso invade salas, ruas e escritórios, tirando a concentração de todos e lembrando que a hora do almoço está chegando.

11-11-BLOG

Mas, apesar de fazer parte da rotina dos brasileiros, ainda existem muitas dúvidas. Então vamos desvendar alguns segredos para você transformar sua receita básica.Deixo de molho? Sim! Deixar o feijão de molho ajuda no cozimento. Faça durante a noite, por umas 12 horas, mas se não tiver esse tempo todo, 60 minutos já fazem o truque dar certo. Só não se esqueça de trocar a água na hora de levar o feijão para a panela de pressão.

Quando temperar? O melhor é temperar o feijão já cozido, mas ainda durinho. No final do cozimento, frite bacon em cubinhos e, em sua gordura, refogue bastante cebola (que também ajuda a engrossar o caldo) e alho picadinhos. E sal, só no final. Fica uma delícia.

Em quanto tempo ele cozinha? Na panela de pressão, o feijão fica pronto em uns 20 minutos depois da panela pegar pressão. Na comum, leva mais ou menos uma hora. Quanto de água usar? Se o feijão ficou de molho, calcule 1 litro para cada quilo de feijão. Caso contrário, dobre a quantidade de líquido. Não quer pegar o copo medida? Não tem problema: são cinco dedos de água acima do nível dos grãos. Se precisar de mais, complete com água fervente.

Como engrosso o caldo? Essa dica a gente já deu na nossa página no Facebook (link), mas ela é tão boa que a gente repete. Quando estiver quase pronto, tire uma concha de feijão, amasse bem e volte para a panela por uns 5 minutinhos. Viu só? Para deixar seu almoço ainda mais gostoso, faça como no Nordeste: acrescente pitadas de colorau, cominho e um punhado de coentro fresco durante o cozimento para um sabor ainda melhor.

Comentários