Jeitinho QG

Postado 10/01/2013 em Dia a dia, Dicas Compartilhar   

Dormir bem ajuda a emagrecer e dá mais disposição

Tão importante quanto ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos, dormir o tempo certo, e bem, traz benefícios à saúde e ainda mais: evita a obesidade.

O sono está diretamente ligado ao controle de peso do corpo humano, ele afeta a fome e também a quantidade de calorias que o nosso corpo queima. Um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Tubingen e de Lubeck, da Alemanha, e da Universidade de Uppsala, na Suécia, fez uma análise e constatou, em diferentes testes, que dormir pouco aumenta a fome e eleva um hormônio chamado de grelina (conhecido como o hormônio da fome) no sangue. Trocando em miúdos, quanto menos você dormir, mais fome irá ter.

 

Outra constatação foi a de que, quanto maior for o tempo em que se passa dormindo, mais calorias são queimadas pelo nosso corpo; se você dormir pouco, por exemplo, sentirá mais fome ao acordar e menos calorias serão queimadas durante a noite.

Você pode estar se perguntando: “Quanto tempo eu devo dormir?” A recomendação geral é que o tempo de descanso seja de sete a oito horas por noite, mas não é regra geral, pois cada corpo possui um ritmo diferente, por isso o ideal é descobrir qual é esse ritmo; e a melhor forma de saber isso é: quando você conseguir deitar, dormir rápido e acordar completamente disposto, veja quantas horas dormiu e tente sempre respeitar esse tempo.

Se você tem dificuldades na hora de dormir, tente seguir essas dicas simples:

– Nunca durma com o quarto iluminado, mesmo que seja uma luz indireta como a da TV ou a do computador; deixar o quarto totalmente escuro estimula a produção de melatonina, o hormônio do sono;
– Tente relaxar antes de ir pra cama: leia um pouco, tome um banho quentinho, livre-se dos pensamentos desagradáveis, coloque uma música calma;
– Não ingira comidas pesadas a noite, opte por algo leve e de fácil digestão e coma três horas antes de ir pra cama, nada de comer e ir deitar logo em seguida;
– Evite estimulantes como café, álcool ou cigarro, eles afetam o sistema nervoso te deixando com menos sono;
– Beba um pouco de água antes de ir dormir, isso fará com que você não sinta sede no meio da noite, mas não beba muito para não ter que interromper o sono para ir ao banheiro.

Agora que você sabe disso, tenha bons sonhos e passe a dormir bem, do jeitinho que a sua saúde gosta.

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