Jeitinho QG

Postado 26/02/2013 em Dicas Compartilhar   

Dicas para inspirar empreendedores

Se você quer tirar do papel aquela ideia empreendedora ou simplesmente engrenar o seu negócio, algumas dicas podem ajudar.

Além de potencialmente mais seguro, o sistema de franchising pode bater recordes de rentabilidade este ano. A expectativa, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), é que o mercado de franquias fature 120 bilhões de reais em 2013. Em quantidade de lojas, o crescimento deve ser de 10%, alcançando 115 mil franquias.

O momento também é ideal. Segundo Salim Ismail, executivo da Singularity University, 2013 é um ano especial principalmente para os brasileiros, que devem aproveitar o período e crescer juntamente com o país.
Mas é sempre bom lembrar que, quem está em busca de um mercado ou setor promissor para abrir uma empresa, precisa pesquisar os segmentos que estão dando certo no exterior. Afinal, inspiração nunca é demais!

Pesquisas também indicam as áreas que mais vêm crescendo. Segundo estudos divulgados ano passado pelo “Panorama Global das Franquias do Setor de Food Service”, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), de 2010 pra 2011 houve um crescimento de 17% no faturamento das redes de alimentação.

Nossa rede QG, que começou em Goiás e hoje tem lojas no Distrito Federal, Tocantins e Minas Gerais, já destacou esse crescimento em workshop realizado no fim de janeiro.

Isso se deve a uma mudança de hábito dos brasileiros que, a cada dia, se alimentam mais fora de casa. “As praças de alimentação já são dominadas por redes de franquias, representando mais de 90% de sua ocupação. É o setor mais bem estruturado do franchising”, explica Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da BA Stockler.

O investimento é variado, mas a receita do sucesso vai muito além do dinheiro. E alguns alertas podem ajudar o franqueado a acertar mais e errar menos:

  • Identificação: não adianta apostar em algo que você não gosta. O prazer e a realização pessoal são os primeiros passos pra um negócio dar certo.
  • Responsabilidade: o franqueador cede o direito de uso da marca e oferece o know-how, etc., mas a força de vontade do franqueado é que faz o projeto dar certo. Lembre-se que, independentemente da sua posição, você é, acima de tudo, um empresário: deve saber lidar com riscos e tomar decisões de forma consciente.
  • Pessoa Física x Pessoa Jurídica: saber separar as contas entre pessoa física e jurídica. Isso inclui despesas e lucros. Nunca tire da empresa algo conquistado por ela!
  • Otimismo: Tenha uma visão mais ampla dos bônus e releve os problemas. Não dê peso demais a pequenos detalhes. Saber superar as dificuldades é fundamental e o faz crescer.
  • Pesquisa: ao escolher investir em uma franquia, o empresário deve buscar o máximo de informações. Cheque números do faturamento, da lucratividade e do payback da rede. Esses indicadores podem dizer muito sobre o futuro da marca.

Essa são apenas algumas das várias recomendações que podem aumentar as chances de sucesso do seu negócio, mas o principal talvez se resuma a uma palavrinha: persistência!

Se você acredita verdadeiramente em uma ideia, não tem porque desistir no meio do caminho.

E pra realizar sonhos, lembre-se: há sempre um #jeitinho!

 

Fonte: Exame.com

Comentários