Jeitinho QG

Postado 27/01/2017 em Cozinha, Dicas, Feijão com arroz Compartilhar   

Arroz soltinho em 7 passos

A gente ama risoto, mas nada melhor nessa vida que um arroz soltinho e com o tempero na medida certa. Existem muitas dicas para deixar o arroz do jeito que a gente gosta, mas fique de olho nas dicas abaixo para deixar sua refeição ainda mais deliciosa.

dica_arroz_soltinho_qg_jeitinho_caseiro

1 – Lavar ou não lavar: se optar por lavar os grãos, será preciso fazê-lo até que a água fique translúcida, para tirar o excesso de amido. E lembre-se de secar na peneira antes de levá-lo para a panela. Quanto mais limpa a água, mais soltinho o arroz.


2 – Não doure a cebola. O ideal é só deixá-la murchinha.


3 – Enquanto refoga a cebola, ferva a água. Colocar água fria no arroz quebra o cozimento, deixando o processo mais lento, e demora mais para cozinhar.


4 – A proporção de arroz/água é indiscutível. Duas partes de água para uma de arroz. Só acrescente um “chorinho” porque um pouco da água evapora na fervura e aí já viu, na hora de ir pra mesma panela vai ter menos água que o indicado. Por isso também é importante medir novamente antes de colocar a água no arroz.


5 – Só tampe totalmente a panela após desligar o fogo.


6 – Desligou e tampou? Deixe o arroz quietinho por 5 minutos. Ele precisa desse tempo para terminar de cozinhar no próprio calor.


7 – A temperatura do fogo ao longo do cozimento é a seguinte: refogue a cebola em fogo baixo. Coloque a água e aumente para fogo médio. Quando a água atingir o mesmo nível do arroz diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. A água secou? Desligue o fogo. 🙂


Viu só? Fazer aquele arroz soltinho que vai deixar sua mãe orgulhosa é super fácil. Agora é só colocar em prática e se aplaudir: você merece.

Já curte nossas redes sociais? Estamos presentes no Facebook, no Twitter e no Instagram. Curta, siga e comente. Esperamos você lá. =)

Com dicas da Rita Lobo.

Comentários