Jeitinho QG

Postado 26/07/2013 em Dicas Compartilhar   

Como superar seus medos e se tornar um empreendedor

 

Se você sempre sonhou em ter o próprio negócio e quer materializar esse projeto já em 2014 é preciso botar o pé no acelerador.

Além de demandar muita pesquisa e o amadurecimento da ideia, o processo para abrir uma empresa costuma ser bastante burocrático e pode levar de seis meses a até um ano.

Se o que vem faltando é coragem, que tal uma lição de um dos maiores empreendedores de todos os tempo? Aos 12 anos, Steve Jobs ligou para o cofundador da HP pedindo peças pra fazer um trabalho escolar. Mais do que um frequencímetro, ele construiu uma relação de amizade com Bill Hewllet e seu sócio, Dave Packard, ambos da HP.

Criar relacionamento com pessoas de sucesso, ouvir histórias de méritos e fracassos, encontrar entre elas um mentor, um sócio ou até um cliente. É assim, se encontrando com pessoas certas, que nascem ideias e parcerias que podem fazer toda a diferença no futuro do seu negócio.

Não conhece ninguém do meio? Frequente feiras, workshops, palestras do ramo. Ou, simplesmente, tenha a mesma coragem de Steve Jobs e ligue pra alguém importante.

 

Outra lição deixada por ele foi a de nunca se subestimar: “Todas as coisas que estão ao seu redor e que você chama de vida foram criadas por pessoas que não eram mais espertas que você”.

Sim, é preciso acreditar mais em seu potencial e superar seus medos. Primeiramente, trabalhe o lado psicológico. Esteja preparado pra sacrificar o tempo com família e amigos no período de estabilização financeira da empresa. Depois que ela atingir o ponto de equilíbrio e começar a caminhar com as próprias pernas, divida seus minutos entre a vida pessoal e profissional, nunca se esquecendo que o empreendedor também precisa de descanso e diversão.

Mas até lá a estratégia é transpirar 100%. Comece traçando um plano de negócios. Depois, vá em busca de sócios ideiais. Faça uma previsão do fluxo de caixa – saber o quanto você vai gastar pra abrir e administrar a empresa, e calcular o tempo que ela vai demorar pra trazer retorno faz com que você esteja mais preparado pra enfrentar as dificuldades que vão surgir. Lembre-se que sozinho você não vai dar conta de tudo. Encontre pessoas com capacidades complementares às suas. Interaja também com o mercado consumidor. Contrate bons profissionais e busque inspiração constantemente.

“Continue com fome. Continue ingênuo”. Talvez esta tenha sido a lição mais impraticável e ao mesmo tempo mais valiosa dada pelo sempre faminto homem da maça.

 

Nossas fontes:
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI326610-17180,00-PASSOS+PARA+VOCE+TOMAR+CORAGEM+E+EMPREENDER+EM.html
http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Marcelo-Nakagawa/noticia/2013/07/10-licoes-de-empreendedorismo-de-steve-jobs.html

Comentários