Jeitinho QG

Postado 07/03/2013 em Dia a dia, Dicas Compartilhar   

As maravilhas do queijo

Eu quero queijo
De qualquer jeito
Gorgonzola, Mussarela, Provolone, Parmesão,
Queijo é bom, no pão
No macarrão
E com camarão.
Por queijo, eu pulo saio do chão
E até mesmo, chupo sal limão.
Por queijo, até por traição,
Dou o meu perdão”

Queijo é algo tão especial que já virou até tema de música, interpretada por Súcia Iraquiana.

Como petisco, recheio, lanche, fondue, no espeto ou na chapa, um queijinho sempre cai bem. E a melhor notícia: se consumido moderadamente, pode ser um aliado da sua saúde.

Fonte de proteína de alto valor biológico, esse alimento advindo do leite fornece, em quantidade suficiente, os aminoácidos essenciais ao organismo. É também uma grande fonte de cálcio – nutriente fundamental pra saúde óssea e cardiovascular. Fornece vitaminas A e D ao organismo, além de potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Entre os principais benefícios destacados pela Ebah, são: prevenção de osteoporose; redução de gordura corporal; redução das reações alérgicas provocadas por alimentos; fortalecimento do sistema imunológico; ação contra certos tipos de câncer, inibindo a proliferação de algumas células cancerígenas e de tumores malignos ; e até a manutenção da saúde bucal – a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o papel protetor dos queijos na prevenção da cárie.

Segundo a nutricionista Tatiana Barão, os tipos mais leves de queijo são o Cottage, a Ricota e o Minas Fresco. “Além de terem menos gordura, eles contribuem com uma boa dose de proteína”, ressalta a profissional, que recomendar evitar queijos mais duros e amarelos, devido ao alto teor de gordura e sódio que eles concentram.

Por dentro de todas essas vantagens, o QG sempre apostou no queijo pra enriquecer seu cardápio. Aliás, pra você que ainda não sabe por que nossos sanduíches são tão gostosos, digamos que um dos segredos é justamente lançar o dobro de queijo, se comparado a outras redes de fast-food. Os pastéis, então, são até covardia! Tem de queijo, de 3 queijos, de 4 queijos, fora os vários e deliciosos sabores que levam requeijão cremoso, como carne, carne seca, frango e bacalhau.

Mas existem outras inúmeras – e irresistíveis! – receitas que levam queijo, e que o QG, expert no assunto, vai dividir com vocês.

BOLINHA DE QUEIJO

Ingredientes:

Massa:
. 2 copos (americano) de água
. 1 cubinho de caldo de galinha
. 2 copos (americano)  de farinha de trigo
. 1/2 copo (americano) de óleo
. Sal a gosto.

Recheio:
. 300 g de mussarela picada
. Orégano a gosto.

Cobertura:
. 1 ovo
. 4 colheres (sopa) de água
. 2 xícaras (chá) de farinha de rosca
. 1/2 xícara (chá) de queijo ralado
. Sal a gosto

Modo de preparo:

Massa: ponha todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, sem parar de mexer, até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar. Com a mão polvilhada com farinha, separe pequenas porções da massa, abra na palma da mão e ponha no centro um pedaço de queijo. Salpique com o orégano e enrole como bolinha.

Cobertura: Bata o ovo com o sal e a água. Umedeça as bolinhas nessa mistura e em seguida passe-as na farinha de rosca misturada com o queijo ralado. Frite em óleo quente.

Dica: Substitua o orégano por manjericão seco.

*Fonte: M de Mulher

SOPA DE QUEIJO

Ingredientes:

.2 colheres (sopa)  de manteiga
.1/4 de xícara (chá) de cebola ralada grossa
.1/2 xícara (chá) de cenoura cortada em cubinhos
.1/2 xícara (chá) de pimentão verde cortado em cubinhos
.4 colheres (sopa) de farinha de trigo
.1 xícara (chá) de leite
.1 litro de caldo de legumes
.1 xícara (chá) de queijo ralado (Minas ou parmesão)
.sal e pimenta-do-reino a gosto
.Salsa bem picada a gosto
.Croutons

Modo de preparo:

Em uma panela grande, derreta a manteiga. Refogue a cebola, a cenoura e o pimentão. Dissolva a farinha no leite, junte ao refogado e mexa. Acrescente aos poucos o caldo de legumes, mexendo sempre. Adicione o queijo, tempere com o sal e a pimenta. Deixe no fogo baixo até derreter completamente o queijo. Distribua em cumbucas, salpique a salsa e decore com os croutons.

Dica:
Substitua o queijo parmesão por queijo prato ou meia cura ralado.

*Fonte: M de Mulher

Agora, é só se derreter de tanto aproveitar o gosto peculiar dessa iguaria.

Bon appetit!

Comentários